Ir direto para menu de acessibilidade.

ptnlenfrdeites

Página inicial > Últimas notícias > Defesa de mestrado - Edival dos Santos

Defesa de mestrado - Edival dos Santos

• Publicado: Domingo, 25 de Fevereiro de 2024, 22h27
  • Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 21h13

Defesa de dissertação de mestrado

Discente

Edival Magalhães dos Santos

Orientadora

Karla Leandro Rascke

Data da defesa

29/02/2024

Título

Representações negras: o pós-abolição no livro didático de História sob olhares de alunos de uma escola pública de Ensino Médio em Marabá (PA)

Resumo

A história de uma parcela considerável da população brasileira ainda está ausente dos livros didáticos e dos manuais de História, portanto, ausente das narrativas didáticas. Ainda são pouco mencionados as negras e os negros que experienciaram o fim da escravidão e as primeiras décadas da República e do século XX, o Pós-Abolição.  Diante dessa observação, passamos a refletir sobre os motivos que invisibilizaram ou apagaram a população negra do livro didático após o fim da escravidão. Assim, nossa questão de pesquisa é: como a população negra que viveu no Brasil nas primeiras décadas da República (1889-1930) é representada (ou não) hoje, após mais de vinte anos da Lei Federal 10.639 de 2003, nos livros didáticos de História? O objetivo geral desta pesquisa é compreender como o livro didático de História do terceiro ano do Ensino Médio, da “Coleção História: Sociedade e Cidadania” (Editora FTD, 2016), aborda a temática das populações negras no Pós-Abolição. As fontes utilizadas na pesquisa são as imagens e os textos do capítulo terceiro do volume três desta coleção, intitulado “Primeira República: dominação e resistência” (PNLD 2018, 2019 e 2020), obra utilizada por turmas dos terceiros anos da E. E. E. M. Prof.ª Oneide de Souza Tavares em Marabá-PA. O produto pedagógico é um Almanaque Histórico sobre personalidades negras da Primeira República, elaborado em parceria com esses alunos para que conheçam outras vivências, outros sujeitos históricos e suas estratégias, experiências de luta e resistência no Pós-Abolição. Consideramos que os alunos do Ensino Médio das escolas públicas, na sua maioria afrodescendentes, têm o direito de conhecer outros sujeitos da História do nosso país, para além do que uma historiografia ocidental, colonialista e imperialista delimitou em seus currículos por séculos.

Palavras-chave

Ensino de História; Livro didático; Pós-abolição; Personalidades Negras; Almanaque Histórico.

Membras da banca

Karla Leandro Rascke (Presidente - Orientadora)

Valéria Moreira Coelho de Melo (Membra Interna - Unifesspa)

Benedita Celeste de Moraes Pinto (Membra Externa - UFPA/Cametá)