Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptnlenfrdeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Discentes > Componentes Curriculares
Início do conteúdo da página
Componentes Curriculares

Componentes Curriculares ofertados

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 11h38 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2024, 15h10 | Acessos: 4464

Período 2024.2

(Julho a Dezembro)

 

Terça-feira - 18h-22h
|________________________________

Componente curricular optativa: História e educação em direitos humanos (educação especial)

Carga horária: 60h

Número de créditos: 4

Professora:Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Ementa: 

Dever de memória e ensino de História. História, historiografia e memória da ditadura militar, por meio do estudo de fontes primárias e secundárias. Legislações educacionais e currículos sobre ditaduras militares e memórias traumáticas no Brasil e na América Latina. Avaliação de recursos didáticos e paradidáticos no que diz respeito à Educação em Direitos Humanos. Possibilidades de trabalhos que sensibilizem estudantes na defesa e na promoção de direitos.

 

Sexta-feira - 14h-21h

|________________________________

Componente curricular obrigatória: Seminário de Pesquisa

Carga horária: 45h

Número de créditos: 3

Professor: Flávio Gatti (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Ementa: Disciplina de discussão e desenvolvimento das pesquisas pelo conjunto dos alunos, com vistas ao desenvolvimento do projeto de dissertação.

 

Período 2024.1

(Março a Julho)

 

Terça-feira - 18h-21h

|________________________________

Disciplina optativa: Ensino de História e Imagens

Carga horária: 60h

Número de créditos: 4

Professor: Flávio Gatti (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Ementa: 

Discussões teórico-metodológicas sobre o uso das imagens no ensino de história. Relação imagem-texto, princípios de percepção visual. Interpretação de imagens e discussão de conceitos na perspectiva dos estudos visuais ou da cultura visual. Imagens e estudos culturais, imagens e regimes de verdade. Imagens e operações da memória. Imagens e temporalidades. Montagens e associações como meios interpretativos no campo das imagens em sua produção e recepção. Imagens como centros geradores de conteúdos no ensino de história em diversas bases: pinturas, fotografias, cartazes, memes, charges, história em quadrinhos. Imagens em livros didáticos. Os usos políticos e públicos das imagens. Experiências didáticas com imagens. 

 

Terça-feira - 18h-21h

|________________________________

Disciplina optativa: História local: usos e potencialidades pedagógicas 

Créditos: 4 

Carga horária: 60h

 Professor: Carlo Guimarães Monti (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Ementa:

Local e regional: história dos conceitos. As diversas acepções na História, na Geografia e na Educação. História local e historiografia. História das apropriações do “local” nos anos iniciais do ensino fundamental. Livros e materiais didáticos de história local. Educação Patrimonial e patrimônio urbano. Metodologias para apreensão e para apresentação do local no ensino.

 

Terça-feira - 14h-18h
|________________________________

Componente curricular obrigatória: História do ensino de História

Créditos: 4

Carga horária: 60h

Professores: Daniel Brasil Justi (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

                     Laécio Rocha de Sena (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Ementa:

A emergência da história como campo disciplinar no século XIX. Os debates acerca do lugar do ensino da história. As diferentes concepções sobre o ensino,a aprendizagem e os conhecimentos históricos necessários para a história escolar. A trajetória do ensino de história na educação básica. A criação dos cursos universitários de história e a profissionalização dos professores. A produção historiográfica e a articulação entre o saber acadêmico e o saber escolar. Demandas sociais e ensino de história.

 

Sexta-feira - 18h-22h

|________________________________

Disciplina obrigatória: Teoria da História

Carga horária: 60h

Número de créditos: 4

Professor: Eduardo de Melo Salgueiro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Ementa:

O estatuto epistemológico da história. História, historiografia e historicidade. Tempo histórico e experiência. Usos do contexto. Objetividade e subjetividade em história. O particular e o geral. História, verdade e prova. Retórica e conhecimento histórico. História e memória. História e identidades sociais. A narrativa histórica. O método histórico. O uso dos conceitos pelo historiador. A construção do objeto histórico. A operação historiográfica: lugar social, práticas e texto. Arquivo, compreensão/explicação e representação. Os conceitos antigo e moderno de história. A história-problema. Escalas de análise. Teorias e filosofias da história. A disciplinarização da história. A história como ciência social. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página