Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptnlenfrdeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Discentes > Componentes Curriculares
Início do conteúdo da página
Componentes Curriculares

Componentes Curriculares ofertados

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 11h38 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 20h57 | Acessos: 3692

Período 2024.1
(Março a Julho)

 

Terça-feira - 18h-22h
|________________________________

Disciplina optativa: História Local: usos e potencialidades pedagógicas
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Professor: Carlo Guimarães Monti (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Ementa: 
Local e regional: história dos conceitos. As diversas acepções na História, na Geografia e na Educação. História local e historiografia. História das apropriações do ―local‖ nos anos iniciais do ensino fundamental. Livros e materiais didáticos de história local. Educação Patrimonial e patrimônio urbano. Metodologias para apreensão e para apresentação do local no ensino. 

Terça-feira - 18h-22h
|________________________________

Disciplina optativa: Ensino de História e Imagens
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Professor: Flávio Gatti (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Ementa: 
Discussões teórico-metodológicas sobre o uso das imagens no ensino de história. Relação imagem-texto, princípios de percepção visual. Interpretação de imagens e discussão de conceitos na perspectiva dos estudos visuais ou da cultura visual. Imagens e estudos culturais, imagens e regimes de verdade. Imagens e operações da memória. Imagens e temporalidades. Montagens e associações como meios interpretativos no campo das imagens em sua produção e recepção. Imagens como centros geradores de conteúdos no ensino de história em diversas bases: pinturas, fotografias, cartazes, memes, charges, história em quadrinhos. Imagens em livros didáticos. Os usos políticos e públicos das imagens. Experiências didáticas com imagens. 

Sexta-feira - 14h-18h
|________________________________

Disciplina obrigatória: História do Ensino de História
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Professores: Daniel Brasil Justi (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Laécio Rocha de Sena (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Ementa: 
A emergência da história como campo disciplinar no século XIX. Os debates acerca do lugar do ensino da história. As diferentes concepções sobre o ensino, a aprendizagem e os conhecimentos históricos necessários para a história escolar. A trajetória do ensino de história na educação básica. A criação dos cursos universitários de história e a profissionalização dos professores. A produção historiográfica e a articulação entre o saber acadêmico e o saber escolar. Demandas sociais e ensino de história. 

 

Sexta-feira - 18h-22h
|________________________________

Disciplina obrigatória: Teoria da História
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Professor: Eduardo de Melo Salgueiro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Ementa: 
O estatuto epistemológico da história. História, historiografia e historicidade. Tempo histórico e experiência. Usos do contexto. Objetividade e subjetividade em história. O particular e o geral. História, verdade e prova. Retórica e conhecimento histórico.História e memória. História e identidades sociais. A narrativa histórica. O método histórico. O uso dos conceitos pelo historiador. A construção do objeto histórico. A operação historiográfica: lugar social, práticas e texto. Arquivo, compreensão/explicação e representação. Os conceitos antigo e moderno de história. A história-problema. Escalas de análise. Teorias e filosofias da história. A disciplinarização da história. A história como ciência social. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página