Francisco Éverton Pereira
Discente:
Francisco Éverton Pereira
E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Data da defesa:
03/07/2024
Orientador:
Título:
A Gente só quer Estudar: o Ensino de História, os Direitos Humanos e a População LGBTQIAPN+
Resumo:
O presente trabalho busca refletir sobre a importância de abordagens escolares que relacionem o Ensino de História através de discussões sobre as leis de Direitos Humanos elaborada pela ONU no ano de 1948 e os documentos subsequentes nacionais. Os horrores da Segunda Guerra Mundial, seguida pelas ditaduras ocorridas na América Latina, deixaram marcas de comportamentos opressores na sociedade, que acabam mantendo suas minorias sociais sem sua efetiva participação na construção de um país com direitos equiparados. Nesse sentido, propõe-se uma discussão sobre como o Ensino de História pode ser um espaço que proponha soluções para que as pessoas LGBTQIAPN+ ocupem seus espaços sociais de direito, pautados nos direitos humanos que estão inseridos na Constituição e nas leis de educação brasileiras. Faz se um percurso da História do Ensino de História no Brasil, considerando pesquisas consolidadas, desde as décadas da ditadura, buscando entender a problemática dos Direitos Humanos. Verticaliza apresentando entrevistas feitas com a população LGBTQIAPN+ que abordam as experiências que esses indivíduos tiveram ao longo de suas passagens pelo Ensino Básico e, por fim, mas não menos importante, se propõe um podcast que aborde, em seus episódios, o Ensino de História, a questão LGBTQIAPN+ e os Direitos Humanos nas aulas de História.
Palavras-chave:
Ensino de História; Educação; Direitos Humanos; LGBTQIAPN+
Membros da banca:
Bruno Silva (Presidente-Orientador)
André Carlos Furtado (Membro interno (Profhistória/Unifesspa)
Mônica Martins da Silva (Membra externa (UFSC))
Redes Sociais