Componentes Curriculares ofertados - mestrado
Período 2025.1
(Março a Junho)
Terça-feira - 18h-21h
|________________________________
Disciplina optativa: Cidade, patrimônio urbano e ensino de história (REMOTAMENTE)
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Professor: Flávio Gatti (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Ementa:
A cidade como objeto do historiador. As diversas concepções de História Urbana. Cidade e cultura material. Iconografia urbana. A cidade como patrimônio cultural. A história da preservação de cidades no Brasil. As possibilidades que as conexões entre cidade e patrimônio oferecem para o campo do Ensino de História. O patrimônio urbano como recurso didático.
Sexta-feira - 14h-18h
|________________________________
Componente curricular obrigatória: História do ensino de História (PRESENCIALMENTE)
Créditos: 4
Carga horária: 60h
Professor: Daniel Brasil Justi (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Ementa:
A emergência da história como campo disciplinar no século XIX. Os debates acerca do lugar do ensino da história. As diferentes concepções sobre o ensino,a aprendizagem e os conhecimentos históricos necessários para a história escolar. A trajetória do ensino de história na educação básica. A criação dos cursos universitários de história e a profissionalização dos professores. A produção historiográfica e a articulação entre o saber acadêmico e o saber escolar. Demandas sociais e ensino de história.
Sexta-feira - 18h-22h
|________________________________
Disciplina obrigatória: Teoria da História (PRESENCIALMENTE)
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Professor: André Furtado (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Ementa:
O estatuto epistemológico da história. História, historiografia e historicidade. Tempo histórico e experiência. Usos do contexto. Objetividade e subjetividade em história. O particular e o geral. História, verdade e prova. Retórica e conhecimento histórico. História e memória. História e identidades sociais. A narrativa histórica. O método histórico. O uso dos conceitos pelo historiador. A construção do objeto histórico. A operação historiográfica: lugar social, práticas e texto. Arquivo, compreensão/explicação e representação. Os conceitos antigo e moderno de história. A história-problema. Escalas de análise. Teorias e filosofias da história. A disciplinarização da história. A história como ciência social.
________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
Período 2024.2
(Julho a Dezembro)
Terça-feira - 18h-22h
|________________________________
Componente curricular optativa: História e educação em direitos humanos (educação especial) (REMOTAMENTE)
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Professora/Professor: Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Daniel Brasil Justi (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Ementa:
Dever de memória e ensino de História. História, historiografia e memória da ditadura militar, por meio do estudo de fontes primárias e secundárias. Legislações educacionais e currículos sobre ditaduras militares e memórias traumáticas no Brasil e na América Latina. Avaliação de recursos didáticos e paradidáticos no que diz respeito à Educação em Direitos Humanos. Possibilidades de trabalhos que sensibilizem estudantes na defesa e na promoção de direitos.
Sexta-feira - 14h-21h
|________________________________
Componente curricular obrigatória: Seminário de Pesquisa (PRESENCIALMENTE)
Carga horária: 45h
Número de créditos: 3
Professor: Flávio Gatti (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Ementa: Disciplina de discussão e desenvolvimento das pesquisas pelo conjunto dos alunos, com vistas ao desenvolvimento do projeto de dissertação.
________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________
Período 2024.1
(Março a Junho)
Terça-feira - 18h-21h
|________________________________
Disciplina optativa: Ensino de História e Imagens (REMOTAMENTE)
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Professor: Flávio Gatti (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Ementa:
Discussões teórico-metodológicas sobre o uso das imagens no ensino de história. Relação imagem-texto, princípios de percepção visual. Interpretação de imagens e discussão de conceitos na perspectiva dos estudos visuais ou da cultura visual. Imagens e estudos culturais, imagens e regimes de verdade. Imagens e operações da memória. Imagens e temporalidades. Montagens e associações como meios interpretativos no campo das imagens em sua produção e recepção. Imagens como centros geradores de conteúdos no ensino de história em diversas bases: pinturas, fotografias, cartazes, memes, charges, história em quadrinhos. Imagens em livros didáticos. Os usos políticos e públicos das imagens. Experiências didáticas com imagens.
Terça-feira - 18h-21h
|________________________________
Disciplina optativa: História local: usos e potencialidades pedagógicas (REMOTAMENTE)
Créditos: 4
Carga horária: 60h
Professor: Carlo Guimarães Monti (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Ementa:
Local e regional: história dos conceitos. As diversas acepções na História, na Geografia e na Educação. História local e historiografia. História das apropriações do “local” nos anos iniciais do ensino fundamental. Livros e materiais didáticos de história local. Educação Patrimonial e patrimônio urbano. Metodologias para apreensão e para apresentação do local no ensino.
Terça-feira - 14h-18h
|________________________________
Componente curricular obrigatória: História do ensino de História (PRESENCIALMENTE)
Créditos: 4
Carga horária: 60h
Professores: Daniel Brasil Justi (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Laécio Rocha de Sena (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Ementa:
A emergência da história como campo disciplinar no século XIX. Os debates acerca do lugar do ensino da história. As diferentes concepções sobre o ensino,a aprendizagem e os conhecimentos históricos necessários para a história escolar. A trajetória do ensino de história na educação básica. A criação dos cursos universitários de história e a profissionalização dos professores. A produção historiográfica e a articulação entre o saber acadêmico e o saber escolar. Demandas sociais e ensino de história.
Sexta-feira - 18h-22h
|________________________________
Disciplina obrigatória: Teoria da História (PRESENCIALMENTE)
Carga horária: 60h
Número de créditos: 4
Professor: Eduardo de Melo Salgueiro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Ementa:
O estatuto epistemológico da história. História, historiografia e historicidade. Tempo histórico e experiência. Usos do contexto. Objetividade e subjetividade em história. O particular e o geral. História, verdade e prova. Retórica e conhecimento histórico. História e memória. História e identidades sociais. A narrativa histórica. O método histórico. O uso dos conceitos pelo historiador. A construção do objeto histórico. A operação historiográfica: lugar social, práticas e texto. Arquivo, compreensão/explicação e representação. Os conceitos antigo e moderno de história. A história-problema. Escalas de análise. Teorias e filosofias da história. A disciplinarização da história. A história como ciência social.
Redes Sociais