Odiléa dos Santos Cunha
Discente:
Odiléa dos Santos Cunha
E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Orientador:
Data da defesa:
21/06/2024
Título:
História e memória em disputa: O Monumento Público em Homenagem às Mulheres de Parauapebas-PA – 2020/2021 – Uma perspectiva para o Ensino de História Local.
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo historicizar a trama gerada no entorno do monumento em homenagem às mulheres de Parauapebas-PA, inaugurado em 2020 em comemoração aos 30 anos da participação feminina na construção da cidade. O monumento foi destruído por um grupo de populares no mesmo dia em que foi fixado em uma praça no bairro Rio Verde. Em 2021 ergueu-se outra versão do monumento. Os motivos que nos levaram à está pesquisa partiram da necessidade de contribuir com a produção de uma história local, uma vez que a escassez de fontes e material didático sobre esse tema são enormes, o que inviabiliza o trabalho docente partindo da realidade dos estudantes. Buscou-se ainda fazer conexões sobre a temática com o ensino de história à educação patrimonial. O debate traçado girou em torno de uma revisão bibliográfica de alguns autores que discutem temas relacionados aos monumentos enquanto documentos históricos, conceitos de lugar, de memória, de identidade, memória coletiva e individual, além de traça debates sobre o ensino de história, educação e educação patrimonial, a exemplos de (LE GOFF, 2013), (NORA, 1993); (HALBWACHS, 1990); (CANDAU, 2021); (RIEGL, 2014); (BITTENCOURT, 2009), (FREIRE, 2019); FRANCO, 2019), etc. As fontes que subsidiaram este trabalho foram os documentos oficiais que tratam do monumento, pesquisas nos principais sites locais que publicaram matérias sobre a fixação do monumento e a sua destruição no mesmo dia da inauguração. A proposta do produto deste trabalho visou a construção de uma sequência didática com o conteúdo sobre o objeto de pesquisa para ser aplicada aos alunos do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Milton Martins. Nesse sentido, a dissertação está organizada em três capítulos. O primeiro, intitulado “O Locus da pesquisa: Parauapebas “Capital do minério”, onde vislumbra-se nuances do município. O segundo, nominado de “Monumento, memória e identidade, onde debatemos sobre esses conceitos. Finalizando com o terceiro intitulado de “Nas trilhas do ensino de história com foco na educação patrimonial”, onde tratamos da questão do ensino e da produção do produto.
Palavras-chave:
Monumento. Mulheres. História Local. Ensino de História e educação patrimonial.
Membros da banca:
Daniel Brasil Justi (Presidente-Orientador)
Anna Carolina de Abreu Coelho (Membra interna (Profhistória/Unifesspa)
Jacqueline Ahlert (Membra externa(Universidade de Passo Fundo – UPF)
Redes Sociais