Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptnlenfrdeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas notícias > Uncategorised > Odiléa dos Santos Cunha
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Odiléa dos Santos Cunha

Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2024, 15h14 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2024, 16h58 | Acessos: 30

Discente:

         Odiléa dos Santos Cunha

E-mail: 

        Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Orientador:

Daniel Brasil Justi

Data da defesa:

 21/06/2024

Título: 

 História e memória em disputa: O Monumento Público em Homenagem às Mulheres de Parauapebas-PA – 2020/2021 – Uma perspectiva para o Ensino de História Local.

Resumo: 

Esta pesquisa teve como objetivo historicizar a trama gerada no entorno do monumento em homenagem às mulheres de Parauapebas-PA, inaugurado em 2020 em comemoração aos 30 anos da participação feminina na construção da cidade. O monumento foi destruído por um grupo de populares no mesmo dia em que foi fixado em uma praça no bairro Rio Verde. Em 2021 ergueu-se outra versão do monumento. Os motivos que nos levaram à está pesquisa partiram da necessidade de contribuir com a produção de uma história local, uma vez que a escassez de fontes e material didático sobre esse tema são enormes, o que inviabiliza o trabalho docente partindo da realidade dos estudantes. Buscou-se ainda fazer conexões sobre a temática com o ensino de história à educação patrimonial. O debate traçado girou em torno de uma revisão bibliográfica de alguns autores que discutem temas relacionados aos monumentos enquanto documentos históricos, conceitos de lugar, de memória, de identidade, memória coletiva e individual, além de traça debates sobre o ensino de história, educação e educação patrimonial, a exemplos de (LE GOFF, 2013), (NORA, 1993); (HALBWACHS, 1990); (CANDAU, 2021); (RIEGL, 2014); (BITTENCOURT, 2009), (FREIRE, 2019); FRANCO, 2019), etc. As fontes que subsidiaram este trabalho foram os documentos oficiais que tratam do monumento, pesquisas nos principais sites locais que publicaram matérias sobre a fixação do monumento e a sua destruição no mesmo dia da inauguração.  A proposta do produto deste trabalho visou a construção de uma sequência didática com o conteúdo sobre o objeto de pesquisa para ser aplicada aos alunos do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Milton Martins. Nesse sentido, a dissertação está organizada em três capítulos. O primeiro, intitulado “O Locus da pesquisa: Parauapebas “Capital do minério”, onde vislumbra-se nuances do município. O segundo, nominado de “Monumento, memória e identidade, onde debatemos sobre esses conceitos. Finalizando com o terceiro intitulado de “Nas trilhas do ensino de história com foco na educação patrimonial”, onde tratamos da questão do ensino e da produção do produto.

Palavras-chave: 

Monumento. Mulheres. História Local. Ensino de História e educação patrimonial.

Membros da banca:

Daniel Brasil Justi (Presidente-Orientador)

Anna Carolina de Abreu Coelho (Membra interna (Profhistória/Unifesspa)

Jacqueline Ahlert (Membra externa(Universidade de Passo Fundo – UPF)

 

Odiléia dos Santos Card banca Feed 13

 

Fim do conteúdo da página