Moiseis Emerson Pereira da Silva
Discente:
Moiseis Emerson Pereira da Silva
E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Orientador:
Data da defesa:
30/04/2024
Título:
O uso de jornais no Ensino de História: uma experiência didática sobre a história local do garimpo de Serra Pelada
Resumo:
Neste trabalho, propomos analisar o uso de fontes históricas em sala de aula sobre o Garimpo de Serra Pelada, localizado na região sudeste do Pará e que funcionou entre os anos de 1980 e 1992. Nosso objetivo é compreender como o trabalho com jornais impressos pode contribuir para o aprimoramento do pensamento histórico dos estudantes em relação à história local. Para isso, utilizamos reportagens do Jornal do Brasil que retrataram o cotidiano e o funcionamento da atividade garimpeira. Metodologicamente, fundamentamos este trabalho no modelo de sequências didáticas proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly, culminando com a confecção de um jornal histórico escolar. O estudo foi realizado com estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Curionópolis-Pa. A pesquisa dialoga com referenciais teóricos que abordam o ensino de história, incluindo autores vinculados às discussões sobre educação histórica e história escolar, como Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt e Circe Bittencourt.
Palavras-chave:
Ensino de história; Sequência didática; Jornais em sala de aula; Serra Pelada.
Membros da banca:
Carlo Guimarães Monti (Presidente-Orientador)
André Furtado (Membro interno (Unifesspa))
Lelio Luiz Oliveira (Membro externo (USP))
Redes Sociais