Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptnlenfrdeites

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

 Moiseis Emerson Pereira da Silva

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 09h55 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2024, 16h59 | Acessos: 169

Discente:

        Moiseis Emerson Pereira da Silva

E-mail: 

         Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Orientador:

         Carlo Guimarães Monti

Data da defesa: 

         30/04/2024

Título: 

O uso de jornais no Ensino de História: uma experiência didática sobre a história local do garimpo de Serra Pelada

Resumo: 

Neste trabalho, propomos analisar o uso de fontes históricas em sala de aula sobre o Garimpo de Serra Pelada, localizado na região sudeste do Pará e que funcionou entre os anos de 1980 e 1992. Nosso objetivo é compreender como o trabalho com jornais impressos pode contribuir para o aprimoramento do pensamento histórico dos estudantes em relação à história local. Para isso, utilizamos reportagens do Jornal do Brasil que retrataram o cotidiano e o funcionamento da atividade garimpeira. Metodologicamente, fundamentamos este trabalho no modelo de sequências didáticas proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly, culminando com a confecção de um jornal histórico escolar. O estudo foi realizado com estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Curionópolis-Pa. A pesquisa dialoga com referenciais teóricos que abordam o ensino de história, incluindo autores vinculados às discussões sobre educação histórica e história escolar, como Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt e Circe Bittencourt.

Palavras-chave: 

          Ensino de história; Sequência didática; Jornais em sala de aula; Serra Pelada.

Membros da banca:

Carlo Guimarães Monti (Presidente-Orientador)

André Furtado (Membro interno (Unifesspa))

Lelio Luiz Oliveira (Membro externo (USP))

Moiseis Emerson Card banca Feed 7

 

Fim do conteúdo da página