Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptnlenfrdeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas notícias > Uncategorised > Leidiane Ramos de Azevedo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Leidiane Ramos de Azevedo

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2024, 14h18 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2024, 16h59 | Acessos: 74

Discente:

           Leidiane Ramos de Azevedo

E-mail: 

         Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Orientador:

          Valéria Moreira Coelho de Melo

Data da defesa: 

          29/04/2024

Título: 

Protagonismo Indígena e o Ensino de História: pensando a presença Mebengôkrê-Kayapó em Redenção-PA

Resumo: 

A presente pesquisa objetiva problematizar a história indígena e seu ensino na educação básica, na cidade de Redenção-PA, a partir de articulações entre história local e trajetórias de vida. A análise está fundada na concepção de que o ensino de história indígena, constitui ferramenta importante para a desconstrução de estereótipos e para a visibilização de outras histórias. A proposta está em consonância com as discussões da Nova História Indígena, que defende a ênfase na agência indígena como fundamental para romper limitações que, a despeito dos avanços observados após a lei 11.645/08, permanecem nas práticas de ensino. Tendo como locus a EEEM Maria Benta Oliveira de Sousa e como tônica, a presença dos Mebengôkrê-Kayapó em Redenção, a pesquisa parte das trajetórias de vida de sujeitos do referido povo, como fonte para a construção de aprendizagem em história. Para a aproximação dessas trajetórias de vida, recorreu-se a jornais, revistas, entrevistas e trabalhos acadêmicos. Como parte da pesquisa foi elaborada e realizada uma sequência didática didática nas terceiras séries da escola campo. O trabalho executado mostrou-se produtivo no sentido de aproximar a temática indígena da realidade dos estudantes e promover transformações em ideias prévias nutridas sobre o tema. A partir dessa experiência foi elaborado um roteiro, que, se espera, auxilie outros docentes na abordagem da história indígena.

Palavras-chave: 

Ensino de História na Amazônia. Agência Indígena. Mebengôkrê-Kayapó. Trajetórias de Vida. Saberes e práticas no espaço escolar. Relações étnico-raciais.

Membros da banca: 

Valéria Moreira Coelho de Melo (Presidente-Orientadora) 

Geovanni Gomes Cabral (Membro externo ao Programa)

Karla Leandro Rascke (Membra interna (Profhistória/Unifesspa)

        Alessandra Rufino Santos (Membra externa (UFRR))

 

Leidiane Ramos Card banca Feed 8

Fim do conteúdo da página