Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptnlenfrdeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas notícias > Uncategorised >  Poliana Ferreira Honostório
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

 Poliana Ferreira Honostório

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2024, 14h52 | Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2024, 16h58 | Acessos: 796

Discente:

         Poliana Ferreira Honostório

E-mail: 

        Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Orientador:

Heraldo Márcio Galvão Júnior

Data da defesa:

       29/04/2024

Título: 

Ensino Remoto - Os desafios de se ensinar história no contexto de pandemia de Covid-19, na cidade de Xinguara-Pa (2019-2022)

 Resumo: 

Tendo em vista a pandemia global de covid-19, e as recomendações de distanciamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), tivemos que nos adequar a um novo perfil de ensino, marcado pela realidade virtual. Isso, gerou um grande desafio tanto para os alunos, quanto para os educadores, que passaram a interagir somente de forma remota, através de aparelhos eletrônicos (Tablets, Celulares, Computadores etc.). Assim, essa nova modalidade de ensino implicou no afastamento do aluno e do professor do ambiente escolar, ressignificando a maneira de se ensinar. Diante dessa situação, faz-se necessário um estudo sistemático dos impactos da pandemia sobre a educação básica de ensino e os efeitos da adoção do ensino remoto, em especial, sobre o ensino de História. Por se tratar de um cenário ainda muito recente, mas com inúmeras problemáticas a serem analisadas, propomos uma análise das transformações geradas no ambiente educacional em razão da pandemia de covid-19. Este estudo torna-se necessário, uma vez que, a pandemia de covid-19, acentuou ainda mais, a desigualdade social pré-existente em nosso país. Além do mais, faz se necessário um estudo comparativo da realidade do ensino público e privado nesse contexto, bem como as ações adotadas tanto pelo poder público, quanto pelas redes privadas de ensino. O recorte deste estudo compreende o início da pandemia de covid-19, desde a entrada no vírus no Brasil, ainda em fins de 2019 e início do ano de 2020, além dos anos de 2021 e 2022, haja vista que, ainda, estamos lidando com os efeitos desse cenário pandêmico. Com relação aos anos de 2021-22, faz-se necessário a análise deste período, tendo em vista, a adoção do sistema híbrido de ensino (online e presencial), que fora adotado por uma parcela das instituições de ensino. A respeito das fontes, adotaremos o uso de questionários, para levantamento de dados a respeito do ensino aplicado no decorrer do cenário em questão, os questionários serão aplicados aos professores e alunos do Ensino Médio, das escolas da rede básica de ensino (público e privado), para uma análise comparativa das duas realidades de ensino. Além dos questionários serão realizadas entrevistas, uso da fonte oral, com a administração das respectivas instituições, a fim de compreendermos mais a respeito das estratégias adotadas e os desafios enfrentados para a efetivação do ensino remoto.

Palavras-chave: 

        Covid-19; Ensino de História; Xinguara; Ensino Médio.

Membros da banca:

Heraldo Márcio Galvão Júnior (Presidente - Orientador)

André Carlos Furtado (Membro interno (Unifesspa))

Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos Chaves (Membro externo (UFPA))

Andrey Minin Martin (Membro  externo (UFMS))

 

Poliana Ferreira Card banca Feed 11

Fim do conteúdo da página