Memória, formação de Professores e educação antirracista
Egresso do Profhistória da Unifesspa - José Paulo Monteiro - participa de podcast que divulga pesquisas destacadas na Rede
Neste episódio Sandor Fernando Bringmann conversa com José Paulo Monteiro e Odair de Souza, articulando as temáticas da Memória, da formação de professores/as de História e a Educação antirracista, questões que perpassam os seus trabalhos desenvolvidos no Profhistória.
José Paulo Monteiro analisou os desafios que docentes do município de Redenção, no Pará, tem enfrentado ao abordar a história indígena nas escolas, enquanto Odair de Souza reflete sobre sua atuação em escolas de Garopaba, interior de Santa Catarina, com o objetivo de identificar como a Educação das Relações Etnicorraciais no Ensino de História e Cultura Afro-brasileira está sendo implementada na prática cotidiana das escolas.
Os pesquisadores vão além de identificar problemas e dificuldades.
A partir da pesquisa, e da própria experiência que eles têm como professores da rede básica de ensino, fazem propostas de intervenção, sugerindo atividades e proposições didático-pedagógicas que se aplicam à realidade das escolas indicadas, mas também possíveis de adaptação em outros contextos escolares.
A mediação de Sandor Bringmann instigou os colegas a traçarem relações entre suas pesquisas e a colocar em diálogo os desafios da implementação das leis 10.6392003 e 11.645/2008.
Se você gostou do Podcast, indique, compartilhe, comente com os amigos/as.
O trabalho do Prof. José Paulo pode ser baixado em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725939 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A dissertação do Prof. Odair está disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430808 Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O E-mail do Prof. Sandor é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ouça a entrevista no Spotify: https://open.spotify.com/episode/1cmOt9Lt48LaSSQAzdrNMK
Redes Sociais