Ir direto para menu de acessibilidade.

ptnlenfrdeites

Página inicial > Últimas notícias > Entrega de diploma de Dulcirene Valente

Entrega de diploma de Dulcirene Valente

• Publicado: Domingo, 25 de Fevereiro de 2024, 22h27
  • Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 21h24

Estudante da Turma de 2020 do ProfHistória recebe seu diploma!

Discente:  Dulcirene Valente Neta
Orientadora:  Anna Carolina de Abreu Coelho
Data da defesa:  29/08/2022
Número de páginas:  130
Título:  Jacundá, a cidade perdida: memórias emergidas 1984-2021
Resumo:  A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a memória dos espaços e os “lugares de recordação” da cidade de Jacundá antes e depois da construção da Hidrelétrica de Tucuruí, abordando também as identidades que se desenvolvem especificamente em vila Arraias. Partindo do princípio de querer aproximar a prática de sala de aula com a história da cidade, indagamos acerca dos diferentes espaços de memória na cidade e de como esses espaços podem ser objeto de uma reflexão sobre sua historicidade na sala de aula? Enquanto professores, sabemos o quão importante é a História na vida dos discentes ao pensarmos em como ela pode ser uma disciplina fundamentalmente importante edificante, formativa e libertadora. Dessa maneira, buscamos através dos sujeitos sociais remanejados de sua antiga cidade jacundá que, atualmente, encontra-se submersa no lago de Tucuruí, por conta da construção da hidrelétrica de Tucuruí e os arraienses vindouros de diversos lugares do Brasil, devido a propaganda governamental sobre a Amazônia ser, “terra sem homens para homens sem terras”. Ressalto também que apresentar a temática cidade, identidade e memória em Jacundá e na perspectiva de que esta pesquisa possa contribuir para que os estudantes criem suas próprias narrativas e atuar de forma participativa e contribuindo para o desenvolvimento do saber. Nessa perspectiva pretendemos organizar uma coletânea de textos e documentos partindo das entrevistas concedidas para o trabalho que possa ser utilizada de forma livre e gratuitaque possa suscitar discussões acerca dos temas espaço, tempo, memória, história e cidades.
Palavras-chave:  Ensino de história, memória, cidade, identidade
Membros da banca:

Anna Carolina de Abreu Coelho (Presidenta)
Bruno da Silva (Membro Interno)
Karla Leandro Rascke (Membra Interna)
Vera Lúcia Caixeta (Membra Externa - UFT

IMG 9771

Da esquerda para a direita: Bruno Silva (Coordenador do ProfHistória), Dulcirene Valente (Mestra pelo ProfHistória) e Daniel Justi (Vice-coordenador do ProfHistória)

registrado em: